quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Poemas e Músicas na Educação Infantil

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
                                               
                             
CURSO: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Turma: DITEC
Cursista: Rita de Cássia de Souza
Tutora: Sandra Pedriali
Atividade: 2.7
Plano de Aula: Poemas e Músicas na Educação Infantil
Ano: Creche II
Tema: A Girafa
Eixo de trabalho e conteúdo
Linguagem Oral e Escrita- Poemas e Verbalização de ideias
Movimento - Músicas Infantis
Música: Apreciação musical,
Duração: 4 aulas
Objetivos específicos:
  • Incentivar o desenvolvimento oral e ampliação;
  • Diferenciar música de poema;
  •  Exploração de movimentos;
  • Brincar de roda ao som de músicas de Vinícius de Moraes;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Explorar a criatividade musical.
Procedimentos Metodológicos.

Acolhida: Receber as crianças com poemas e músicas de Vinícius de Moraes e dispor brinquedos pedagógicos nos cantinhos.
Hora da Surpresa: Fazer a dinâmica de diversos sons que animais emitem - Pesquisa Google e abrir discussão em rodinha de conversa.
Procedimentos Metodológicos.
1° Momento: Apresentar o poema “A Girafa” de Vinicius de Moraes utilizando um cartaz com girafas. Trabalhar as cores da girafa pedindo que cada criança mostre a cor pintando em cartolina conforme orientação da professora.

2° Momento: Recolher os desenhos com a ajuda do auxiliar do dia.
3°Momento: Expor as atividades dos alunos em forma de painel com a letra do poema.
A GIRAFA.
Os alunos deverão colorir as girafas com tinta guache usando a técnica de pincel de espuma fina e grossa.
4° Momento: Colagem de muitas girafas pela sala de aula.
5° Momento: Exposição e leitura de poemas em forma de painel destacando os nomes das cores trabalhadas na girafa.
6° Momento: Falar sobre animais que são de outros países assim como a girafa que vive na África usando cartazes.
7° Momento: Pedir aos alunos que identifiquem animais que possuem e os que não possuem ossos.
8° Momento: Assistir um vídeo “A GIRAFA” cantado por Ivete Sangalo.
9° Momento: Despedida- cada aluno deverá falar de sua experiência com as atividades realizadas durante as quatro aulas.
Recursos: Cartaz, tesoura, cola colorida, cola de isopor, papel metro, giz, quadro, pirulitos, pincéis, tinta guache, atividades xerografadas.
Avaliação:
Será por meio de registro da participação dos alunos, fotografias, vídeos e registros da professora.

Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário